sexta-feira, 29 de julho de 2011

Corinthians um Clube de muitas Histórias


O Sport Club Corinthians Paulista é um clube desportivo brasileiro. Foi fundado como clube de futebol por um grupo de operários no dia 01 de Setembro de 1910, no bairro Bom Retiro, da cidade de São Paulo.

Ao longo dos anos o clube se desenvolveu e passou a competir também em outras modalidades, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol. Porém, suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro clube a ganhar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, e o único a conquistar o título em casa, no Brasil, em 2000.

O clube atualmente possui o maior patrocínio do Brasil e o 5º maior do mundo, só perdendo para Manchester United, Chelsea, Real Madrid e Bayer de Munique.

Sua torcida, é conhecida como "Fiel" e representa, segundo pesquisas, a segunda maior quantidade de torcedores de um clube do Brasil. O Corinthians foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para pessoas de origem mais humilde, fato que se reflete em alguns de seus apelidos, como clube dos operários ou time do povo.

O Corinthians é conhecido como o Time do Povo, termo que comprova seu grande contingente de torcedores, que alternam das classes mais ricas e principalmente, das classes mais carentes da sociedade. É a maior torcida do estado de São Paulo e tem uma disputa nacional com o Flamengo-RJ pelo posto de maior torcida do Brasil. De acordo com uma série de Institutos de pesquisas, como Ibope e Datafolha, além da Revista Placar, o Timão possui a 2ª maior torcida do Brasil com cerca de 30 milhões de torcedores.

A torcida do Corinthians, apelidada de Fiel, já realizou muitos feitos ao longo da história do clube. Em 1976, durante a semifinal do Campeonato Brasileiro, houve um movimento que ficou conhecido como a "Invasão Corintiana", quando cerca de 30 mil torcedores do CorinthiansMaracanã. O público pagante foi de 146 mil, mais 12 mil não-pagantes. O Fluminense-RJ tinha a "Máquina Tricolor", uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos. O placar foi 1x1 e o Corinthians ganhou nos pênaltis. deslocaram-se de São Paulo para o Rio de janeiro.

Outra grande manifestação de amor ocorreu em 2008, quando o clube disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, onde a torcida lotava os estádios por onde o Timão passava, criando gritos de guerra inspirados em grandes cantores como Tim Maia e Roberto Carlos. Durante a votação de Melhores do Campeonato Brasileiro, a torcida ganhou o título de "Torcida de Ouro", dada a melhor torcida do ano. Em 2007 na primeira edição do prêmio, a do Flamengo-RJ foi a vencedora.

No ano de 2008, uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que o Corinthians possui a maior torcida do estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético-PR e Coritiba-PR, que são os dois maiores clubes do estado.

Em 10 de Abril de 2009, o Corinthians lançou um documentário chamado Fiel, em homenagem à torcida, focalizando os anos de 2007 e 2008. O filme conta com depoimentos de 30 torcedores, jogadores do clube, além das principais cenas da queda e da volta à primeira divisão. A publicação do filme superou as expectativas se tornando o 10º filme mais visto com um público de 15.666 pessoas na primeira semana. Na média de pessoas por sala de exibição, superou o filme Pelé Eterno. O corinthians Sempre foi um clube que teve bastante Ídolos como

Cláudio Chistovam: o Maior artilheiro da historia do corinthians com 306 gols Marcados.

Roberto Rivellino: Para Muitos foi o Melhor jogador da História do Timão.

Sócrates: Transportou para a estrutura os novos tempos que sopravam no cenário político do país, com a implantação de um processo de maior participação dos jogadores nas decisões que os envolviam, a chamada Democracia Corinthiana.

Ronaldo Soares Giovanelli: Estreou oficialmente defendendo um pênalti do ídolo são-paulino Darío Pereyra, em um jogo pelo Campeonato Paulista 1988. Dali em diante, se tornou o dono absoluto do gol alvinegro por dez anos. Tecnicamente muito bom , disciplinarmente nem tanto, Ronaldo cumpriu 602 jogos.

José Ferreirta Neto: Talentoso cobrador de faltas, capaz de fazer lançamentos preciosos, Neto era um craque à moda antiga e se Tornou un dos Maiores Ídolos da Fiel.

Marcelinho Carioca: Com 206 gols e oito títulos, Marcelinho entrou para a galeria dos maiores heróis da Fiel em todos os tempos. É o quinto maior artilheiro, 13° entre os que mais atuaram e o jogador que mais taças conquistou, Conquistou a torcida com suas cobranças venenosas de faltas e assistências preciosas para os companheiros. Em 1995, praticamente garantiu a Copa do Brasil, fazendo gols nos dois jogos finais contra o Grêmio-RS. No mesmo ano, marcou também nas duas partidas decisivas do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras-SP.

Carlitos Tevez: Tevez não chegou a marcar tantos gols quanto Marcelinho, não chegou a desiquilibrar clássicos, como Sócrates, nem tem o tempo de casa de Rivelino. Mesmo assim, é ídolo da Fiel como todo estes foram. O segredo? Uma imediata identificação com a torcida. Se o corintiano é "maloqueiro e sofredor graças a Deus", Carlitos também.

Ronaldo "Fenômeno": Na estreia no clássico contra o Palmeiras-SP, no dia 08 de Março de 2009, entrou durante o segundo tempo. E aos 47 minutos do segundo tempo, o "Fenômeno" marcou seu primeiro gol como jogador do Corinthians. O Gol virou assunto em vários portais de notícias em todo o mundo. Três dias depois, em sua terceira partida após seu retorno ao futebol, contra o São Caetano-SP, Ronaldo foi escalado pela primeira vez como titular. Além de jogar durante mais de 80 minutos, o atacante marcou o gol da vitória corintiana.

Na campanha do Corinthians no Campeonato Paulista, Ronaldo mostrou-se um dos principais jogadores da equipe, tendo marcado oito gols em dez partidas que disputou, e novamente chamou a atenção internacional por suas atuações destacadas, especialmente na segunda partida da semifinal contra o São Paulo-SP e na primeira partida da decisão contra o Santos-SP. A parceria entre Ronaldo/Corinthians rendeu também fora de campo onde o valor de patrocínio do clube chegou a R$30 milhões de reais, maior valor pago a um clube brasiliero.

corinthians também Coleciona varios Títulos em sua Linda História

4 vezes campeão brasileiro: 1990, 1998, 1999, 2005 e 2008 pela "B"

Campeão Mundial: 2000

26 vezes campeão Paulista: 1914, 16, 22, 23, 24, 28, 29, 30, 37, 38, 39, 41, 51,52, 54, 82, 2009

4 vezes Campeão da taça Rio- São Paulo:50, 53, 54, 66, 2002

3 vezes Campeão da Copa do Brasil: 95, 2002, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...