sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Adenor Tite - O inimigo agora é outro ?
O homem que é responsável por resolver nossos eventuais problemas é sem dúvida o maior causador deles.
Ao longo dos 10 meses no comando do Corinthians, Adenor vem "complicando-se a si mesmo" por insistir, inventar e não dar o braço a torcer. Daqui a, sei la, 40 anos quando eu contar ao meu neto que um dia, quando o Corinthians foi enfrentar o (muito provavelmente já extinto) Tolima da Colômbia, o nosso técnico entrou em campo com 3 volantes, 0 meias e 3 atacantes (dos quais, apenas o com 3 dígitos na balança sabia fazer gol), meu pequenino Corinthiano sairá rindo pensando "Vovô está louco, onde já se viu jogar contra um time da Colômbia sem meias kkkkkk deve estar gagá e confundindo o Coringão com o XV de Ponte Nova...".
Mas não estarei, é verídico e absurdo. Muito absurdo.
Tem uma série de bizonhices feitas pelo Adenor, a lista é extensa. Mas falemos de ultimamente.
Adenor vem insistindo que Danilo tenha de estar nos 11 iniciais. Tudo bem, desde que seja na posição onde ele é menos ruim e menos compromete o desempenho do time. Danilo é meia, canhoto, lento.. quase parando. Adenor tem um meia canhoto melhor que Danilo no elenco, Alex precisa ser titular e, já que é o armador, precisa que o elenco seja montado em torno dele, visto que é a engrenagem. Oque pega a bola quadrada da defesa e passa redonda para o ataque.
De tão óbvio que é, Alex está jogando na posição que lhe é de direito e praxe. Mas Adenor, com seu tilte, estraga todo o resto. Inventa Danilo de ponta e Emerson de centroavante. Danilo não tem nada que um ponta tem que ter. Agilidade, facilidade no drible em direção ao gol, objetividade, velocidade, bom cruzamento e excelente movimentação. Portanto não há menor cabimento em Danilo ser ponta, ainda mais quando cai pela direita. Se Danilo tem que jogar, que ao menos jogue ao lado de Alex na criação.
Emerson é outro que foi mal escalado e começa a criar antipatia na Fiel. O cara é bom, sabe jogar, mas não de centroavante. E ser centroavante não é treino, é dom. Ele nunca soube jogar de costas para o gol, nunca jogou - falar das arábias é brincadeira. Nos últimos dois anos jogou com grandes centroavantes, e isso lhe facilita a empreitada. Adriano (2009) e Washington/Fred (2010). A chance dele este ano é jogar com Liédson de parceiro, ou Adriano. Mas não preso na ponta, ou enfiado entre os zagueiros. Livre, como um segundo atacante sabe jogar. Hora na direita, hora na esquerda, vindo de fora pra dentro da área, de frente pro gol.
Willian não é um craque intocável, mas no esquema que Adenor inventou, ele é um dos últimos a ser substituído. É oque mais se aproxima do ponta com as características que citei. Repito, oque mais se aproxima.
Ficou fácil marcar o Corinthians. Adenor é previsível e insistente demais. Ele tem belas peças em mãos se souber utilizar cada macaco no seu galho. Mudar o esquema, ter esta alternativa é importante quando se tem tantas peças e disputa um campeonato tão longo. O Corinthians sempre foi o time a ser batido, parece que todos (principalmente os pequenos) jogam o Jogo da Vida contra o Corinthians, sendo líder então, só aumenta a gana dos adversários.
Adenor precisa ser mais simples. Não tem que inventar. Quarta foi legal colocar o garoto Elias aos 24' do segundo tempo, mas estupidamente burro ao tirar Willian. O certo seria colocar na ponta no lugar do cara que não é ponta, Danilo. Ainda sobre quarta, é inadmissível o time do Corinthians chutar ZERO vezes no gol durante todo o segundo tempo, e no primeiro tempo das 8 vezes que praticou a finalização, somente em 2 a pelota foi no gol.
Liédson pode voltar no domingo. Mas não é toda a solução para queda de rendimento do time. A bola não tem chegado onde Liédson estaria, quantas bolas Willian ou Emerson tiveram dentro da área sem que tivesse que estar de costas pro zagueiro ? Falta muito pra voltarmos a voar.
Com o time que temos, dá pra render muito mais. Basta Adenor olhar pra esse time como técnico e montá-lo da forma que melhor irá render, não insistir num esquema só porque é "tendência". Um bom técnico/treinador/professor tira o máximo e o melhor de tudo e todos que tem em mãos.
Como tudo pra Corinthiano, vai ser sofrido, e Adenor tende e muito a aumentar esse sofrimento.
E você, acha Adenor um bom técnico ? Seu esquema tático é o melhor para o Coringão ? Opine!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário