quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Festa pra favela: As bandeiras a um passo de voltarem a tremular!

Desde 1995, depois de um enfrentamento entre torcidas num Pacaembu em obras (que resultou na morte de um torcedor), as bandeiras de mastro estão proibidas nos estádios do estado de São Paulo. 16 anos com a festa incompleta podem estar chegando ao fim. Na noite de ontem aconteceu a Assembléia que votou o projeto de lei que visa permitir ao torcedor voltar a utilizar os mastros nas arquibancadas.




O espetáculo pode voltar a ficar completo!
Foram 90 votos a favor e 2 contra. Agora, para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A conquista se deve e muito à consciente ideia dos presidentes das principais Organizadas de trabalharem juntos por um objetivo comum.

Como funcionará? Quem pode portar? Onde ficarão? Quem será o responsável? A partir de quando?
Em caso de aprovação do Governador, a regulamentação do uso dos mastros (ou similares) se dará da seguinte forma. As bandeiras de bambu serão de uso exclusivo das torcidas organizadas, só podendo assim, ficar nos setores do estádio destinado às mesmas (locais devidamente especificados e delimitados pela Federação Paulista de Futebol).

Os portadores das bandeiras deverão ser cadastrados com antecedência pelo organizador do evento (FPF ou PM), podendo ser cadastrados até dois responsáveis para cada mastro. Mastro este que será marcado com o número de cadastro de seu portador, sendo proibida a sua utilização por 'não-cadastrados'.

O projeto determina que os torcedores deverão se cadastrar e se identificar no ato da compra do ingresso. E caso haja uma 'doação' de ingresso, será necessário que os nomes, do comprador e do que realmente vai ao estádio, estejam nos arquivos de controle do evento.

A utilização do mastro em atos de violência poderá levar o seu portador e a torcida organizada ao banimento dos estádios de futebol pelo prazo de um a cinco anos.

A lei, após a possível sanção do governador, terá um prazo de 180 dias para entrar em vigor. Caso Alckmin vete a lei nº 177, o projeto retorna à Assembléia que pode derrubar a decisão caso dois terços dos parlamentares estejam de acordo.

*******



As bandeiras de mastro enobrecem a festa nas arquibancadas. Tornam o espetáculo muito mais bonito. Basta dar uma olhada nas arquibancadas do estádios do Rio de Janeiro em clássicos e decisões para comprovar. São Paulo é um dos poucos estados onde o uso dos mastros ainda é proibido.

Infelizmente, não veremos imagens como a da figura acima, muito provavelmente terá um número máximo de mastros por torcida. O uso será controlado, oque acho necessário, por mais que as TO's hoje em dia estejam mais conscientes e procurando passar essa consciência aos novos associados, assim como em todo lugar, existem os mal intencionados. Será necessário que a própria Torcida se preocupe e controle o comportamento de seus associados.

Mas é uma pena que a utilização dos mastros fiquem restrito às organizadas. O chamado "torcedor comum" também deveria poder levar sua bandeira de casa e contribuir com a festa. Soluções podem ser analisadas, o material à ser usado, comprimento do mastro, a própria identificação do artefato. Não sou o melhor para estudar estas alternativas, mas gostaria que esse direito fosse para todos.

Os mastros foram proibidos pois, à época, estavam sendo utilizados frequentemente como arma nos confrontos entre torcidas. O sistema no Brasil de corrigir erros é bizarro, proibição em aversão à educação. O assunto é longo e delicado, mas no caso específico dos mastros, não foi com eles que começaram os atos de violência entre as torcidas e nem foi com o fim deles que o problema maior foi resolvido. O trabalho junto, de Organizadas e seus associados, Polícia Militar, Ministério Público e Federação DÁ certo, a questão é quando trabalham um contra outro.

Diretores de Organizadas, cobrem o comprometimento de cada associado com essa causa que não é só nossa, organizados, é de toda torcida, é da nossa cultura, é do futebol brasileiro. Uma conquista como esta, que está a um passo de ser confirmada, deve e muito ser valorizada. Vamos disputar nas arquibancadas, qual festa será a mais bonita!

E você torcedor? Aprova a volta das bandeiras de mastro ? Dê sua opinião, comente!




Bandeiras Alvinegras tremulando ♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...