quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Corinthianismo - Carta DE um jovem torcedor.

Com a pacata semana sem jogos em decorrência da disputa da Copa Roca, tomo a liberdade de postar aqui uma carta escrita por um jovem torcedor, aos 19 dias do mês de Abril de 2010.

O conteúdo da carta expõe o sentimento de muitos dos que, como eu, vem fazendo duras críticas ao desempenho do Corinthians nos últimos jogos no Campeonato Brasileiro. Reforça a ideia de que a exigência não é por vitórias, mas sim por dedicação. Comentem, divulguem, reflitam.

"[CORINTHIANISMO] Carta DE um jovem torcedor 19/04/2010

Com jogos de sete em sete dias, no meio de semana, encontrei algum tempo pra discorrer de um assunto do qual gostaria de compartilhar com os irmãos Fieis aqui.
Depois da eliminação do paulista, vi muita gente praticar do preciosismo, vi muita gente praticar da pressão do "Libertadores é obrigação", e infelizmente, como pior das visões, vi gente praticar a bambynização "chorar por causa de uma paulistinha??" (um absurdo), não fosse trágico, seria cómico.

Porém - ah porém, me vejo numa outra situação, praticando um Corinthianismo, talvez exclusivo meu, desejo que não. Característica que não me torna melhor nem pior do que ninguém que lerá ou não oque pretendo discursar. Entre vários debates entre o comentado rodízio, a priorização de X ou Y e dos boatos entre rachas internos do plantel, oque mais me chamou a atenção foi o comportamento de diferente tipos de torcedores Corinthianos. Como citei, me decepcionou ver gente desdenhando o (pra mim) Paulistão, não me surpreendi com gente que manteve o otimismo e a esperança, e ainda apesar de toda a calmaria do final de 2009 até o início do ano corrente, também não me surpreendi com alguns já fazendo a pressão de obrigação pelo título que por erros passados, nunca conseguimos conquistar. Mas quero dizer oque penso, em pleno 2010 sobre o Corinthians e muito sobre nós, a torcida.

Declaro que sou (e não serei o único) a sobreviver com mesma paixão, amor, dedicação, fidelidade - se não maiores que as de hoje, se o Corinthians passar por outra fila de 23 anos; com uma única condição : QUE JOGUEM COM RAÇA E COM CORAÇÃO, QUE SE ENTREGUEM EM CAMPO, QUE VIVAM A CAMISA DO CORINTHIANS E A DEFENDAM TANTO QUANTO A PRÓPRIA VIDA E HONRA. Não sobrevivo só de títulos e nem só de vitórias. E antes que venham me criticar por não viver disso e "aceitar" derrotas peço pra que releiam minha condição e mais que isso, pensem no motivo de uma torcida TRIPLICAR seu número em pouco mais de duas décadas sem levantar um único caneco.

Como Corinthiano e praticante do que tenho em consciência ser um Corinthianismo, não vejo vitórias e títulos como obrigação, mas sim a prestação de serviços ao clube que tem uma torcida louca e apaixonada, que exige dedicação, entrega, respeito e que honrem a camisa do que pra nós, meros torcedores, é capaz de mudar o humor, capaz de fazer com que a pobreza se torne motivo de risos, capaz de fazer com que aqueles 90 minutos de cada semana, sejam os mais esperados e felizes da jornada.

Isso não é direcionado a libertadores, e sim a todos os campeonatos. Que sejam disputados com a dignidade de um Time sempre altaneiro

Que seja utopia querer ter novos Wladimires e/ou Zé Marias, mas não é ter novos Cristians (numa volta à um passado bem recente).
Corinthianismo aos Corinthianos, e aos que não são, o triste não-entendimento do que é Ser Corinthians !

termino com a frase célebre, do nosso célebre representante Toquinho : Ser CORINTHIANO é ir além de ser ou não ser o primeiro.

.
Corinthians tua glória é o Mosqueteiro
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...