segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fiel - O filme

Todos sabem que existem muitos livros, revistas e filmes sobre a gloriosa história do Corinthians. Bom, filmes nem tanto, são apenas 4. A equipe de Marketing do Corinthians resolveu lançar uma série de documentários para comemorar o Centenário. Temos o filme "Fiel", "23 anos em 7 segundos", "Todo Poderoso: O Filme" e "4x Timão". O meu favorito é "Fiel" que é uma homenagem à nossa Fiel Torcida. Ele mostra que o Corinthians não é um time com uma torcida, e sim uma torcida com um time. Torcida que está com o Todo Poderoso seja nos momentos bons ou ruins. Seja na vitória, na derrota. Na primeira ou na segunda divisão. Corinthiano é assim, grita sempre para quem quiser ouvir, grita para o mundo: "Eu NUNCA vou te abandonar".

FIEL foi lançado em 2009, ano antecedente ao do Centenário. O legal do filme é que ele tem depoimentos de jogadores, ex-jogadores, artistas, torcedores. Foi roteirizado pelo apresentador Serginho Groisman e pelo escritor Marcelo Rubens Paiva, dois corinthianos fanáticos.

No primeiro momento do filme, o tema é contextualizado. Assistimos depoimentos de torcedores comuns, que mostram sua relação com o Corinthians. É contado todo tipo de história. Histórias que retratam como o Corinthians começa a fazer parte da vida do torcedor, com as melhores (e piores) lembranças.
No segundo momento, vemos o que aconteceu com o torcedor e com o time em um dos piores momentos da história do Sport Club Corinthians Paulista: o rebaixamento para a segunda divisão no dia 02 de dezembro de 2007 após um empate contra o Grêmio. E no ano seguinte, no dia 25 de outubro, conseguimos voltar à primeira divisão depois da vitória contra o Ceará.

Aí nós vemos o show da torcida, que mesmo nos momentos de tristeza e sofrimento sempre estava presente nos estádios apoiando os jogadores e o clube gritando: "Eu nunca vou te abandonar, porque eu te amo. Eu sou Corinthians!". O sentimento do torcedor mais fiel do Brasil não tem explicação. E quem torce pelo Corinthians, não decidiu. Não chegou um dia que ele disse: "Resolvi, vou ser corinthiano". Não. Ele nasceu assim. E as imagens, o grito da torcida consegue mostrar que nós sofremos por amor. Amor à camisa, amor ao Corinthians grande. Esse sofrimento que nos ensinou a apoiar o time, nos bons e maus momentos. Somos mais felizes porque somos corinthianos.
Amor, raça, fidelidade, sofrimento. Sinônimos de Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...