quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A torcida











A torcida do Corinthians é chamada de "Fiel" e não é a toa. Como foi dito no post sobre o jejum corinthiano, a Fiel cresceu muito durante esses 23 anos sem ganhar um título paulista. É estranho isso. Se fosse qualquer outra torcida, eu tenho certeza absoluta, que ela diminuiria. Mas essa é a torcida do Corinthians, que consegue se diferenciar de qualquer outra "torcidinha".
A Fiel vai com o Corinthians para qualquer lugar. Sem contar que tem torcedor no mundo inteiro. Qual torcida organizada tem uma sub-sede no Japão? Que torcida lota um estádio, pula, grita, empurra o time durante 90 minutos sem parar? Que torcida sai de São Paulo e vai para o Rio de Janeiro seja de carro, ônibus, avião e lota o Maracanã? Sem contar o jogo contra a Ponte Preta, em 1977. 146 mil torcedores. Eu nunca vi igual, e nem mais bonita. E dizem que a torcida do Corinthians é a 2ª maior do Brasil e pode até ser, mas mais linda e fiel é do Brasil e do mundo inteiro.

Quando o Corinthians caiu para a série B, a torcida teve um papel importante. Lotava os estádio em todos os jogos, ficou ao lado do Coringão durante essa fase horrível que marcou a história do clube. A Fiel está com o Corinthians nos piores momentos, mas também há muitas cobranças. Várias vezes torcedores foram aos treinos com cartazes e faixas e cantando coisas cobrando o time. Houve manifestações ridículas também. É só lembrar do começo do ano, quando fomos eliminados na pré-libertadores pelo Tolima. Alguns "torcedores" tentaram agredir jogadores e a comissão técnica, jogaram pedras no ônibus em que os jogadores viajam e tudo mais. Pra mim, isso é ridículo. Tem que cobrar? Tem, mas não dessa forma. Mas tudo bem, vamos comemorar a boa fase, a liderança, o aniversário do Corinthians grande.


E bom, nós poderíamos ter escolhido um time que tem 3 libertadores, mas escolhemos um time que não tem nenhuma. Poderíamos ter escolhido um time que tem um estádio, escolhemos o time que "aluga" um. Poderíamos ter escolhido um time que não nos fizesse sofrer tanto, mas qual seria a graça? Nós escolhemos o time do povo, o time da torcida mais apaixonada que existe. Por que isso? Talvez porque nós fomos escolhidos, talvez porque nós já nascemos com o sangue alvinegro correndo nas veias, talvez porque mesmo antes de nascer, São Jorge chamou cada um de nós e deu a missão de cantar, gritar, mostrar a paixão que nós temos pelo Corinthians em qualquer lugar. Nós não precisamos de títulos, estádios, riquezas. Nós só precisamos do Corinthians e o Corinthians só precisa de nós. Corinthianos loucos, maloqueiros e sofredores, graças a Deus.


É um amor diferente que nós sentimos, sem explicação. E olha que já tentaram explicar várias vezes. Foram médicos, poetas, cantores, jogadores, torcedores e muitas outras pessoas tentaram, em vão, explicar. Tentativas frustradas. O amor corinthiano é sem explicação, e eu sei disso porque, graças a Deus, faço parte desta parte premiada que sente tudo isso. A Fiel é antes de mais nada, paixão. É chama sagrada, que encoraja os guerreiros no campo, com suas vozes roucas na arquibancada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...