Quando o Corinthians entrou em campo, já tinham transcorrido mais de 30 minutos do 1º tempo.
O Timão, que mudou a forma de jogar, não se encontrava e se desencontrava cada vez mais a cada ataque em debandada do time de Cuca Beludo (Beludo é o sobrenome de Cuca, sério.). O miolo da zaga Mosqueteira com Wallace ao lado de Castán não encaixava.
Depois de um vergonhoso 2x0 à favor do patético-mg nos primeiros 45 minutos, Adenor (momentaneamente) entendeu que quem quer ganhar tem de agredir o adversário e colocou Emerson, no lugar de Alessandro, para jogar ao lado de Liédson. Há quem diga que as ordens vieram "de cima". Jorge Henrique, creio, descobriu sua posição jogando na lateral esquerda.
E quando foi pra cima o Corinthians foi vistoso. Tabelou, triangulou, chegou à frente.
Numa das chegadas, Emerson - desta vez livre, como segundo atacante, ficou no segundo poste em um cruzamento e completou ao gol. Em outra, arrancando de fora da área - como bem faz um segundo atacante, sofreu o penalti quando ia arrematar em gol. Penalti pra nós e vermelho para o inimigo. Alex converteu.
Daí em diante foi pressionar que o gol sairia, nem que fosse na insistência. E saiu, num cruzamento do lateral JH, a bola resvalada foi sobrar dentro da pequena área nos pés de Liédson, e nos pés dele, dentro da pequena área, é caixa.
Ainda teve tempo de Alex perder um pênalti a 3 minutos do fim. A batida foi no canto, mas devagar, foi um replay da primeira cobrança, dessa vez o arqueiro mineiro decidiu sair na fotografia.
As considerações sobre o jogo.
A vitória serve para acalmar um pouco os ânimos mas não convence. O time mostrou, novamente, que tem bola pra encarar qualquer adversário dentro ou fora de casa, basta jogar pra frente e pra vencer, como fazem os grandes, como sempre foi o Corinthians.
Adenor, ao meu ver, obedeceu bem às exigências em suas alterações. Emerson, pela primeira vez no Corinthians, jogou em sua posição de fato e fez diferença no jogo. Sempre defendi a escalação dele ao lado de um centroavante. JH mostrou porque não pode formar dupla de ataque, é muito bom num esquema com 3 atacantes quando é necessário recompor o meio de campo, mas se tiver só que atacar, ele fica meio sem lugar. Rendeu na lateral, apesar de não precisar defender. Tite pôde ver que quando um time busca a vitória, tem muitas chances de consegui-la.
O time não convenceu. Ainda mais quando Adenor botou o dedo e colocou Edenílson no lugar de Liédson quando já ganhávamos e tínhamos um homem a mais em campo. Sim, ele tirou um atacante e colocou um volante.
A minha esperança é que o jogo de ontem tenha mostrado certas coisas à Tite, o nosso próximo adversário é o Figueirense (que tomou de 3 do florminenCe), no Pacaembu, pela penúltima rodada do turno. Antes de torcer contra qualquer adversário direto, devemos fazer a nossa parte sem ficar devendo nada.
Mesmo jogando um futebol pequeno nos mantemos na ponta. Que os ensinamentos que o jogo de ontem ofereceram possam convencer Adenor que esse time pode render muito mais, que seja rápido.
#VaiCORINTHIANS
Nenhum comentário:
Postar um comentário