segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tite 100 jogos. Corinthians 100 ação e 100 vontade !



Tite recebeu uma homenagem de sua filha e disse aos jornalistas "Tem de morder a língua pra não chorar".

Pra variar empatamos novamente.

Tá certo que o técnico não erra gol frente a frente ao goleiro adversário. Willian novamente desperdiçou chance na cara do gol, aquele gol que realmente faz falta no final e faria diferença se saísse naquele momento. A muito tempo é nítido que o Corinthians precisa melhorar a qualidade de finalização e definição. É o tipo de gol que impressionantemente, o adversário - por pior que seja - nunca erra contra nós.

Tá certo que o técnico não fica indeciso se sai ou não do gol no momento crucial em que o atacante adversário se aproxima da bola em condições de marcar. Júlio César errou, novamente, pela insegurança e indecisão. Goleiro ou sai ou não sai, não pode ficar no meio termo. E o erro de Júlio foi sair e em seguida parar. Porque se der pinta de que vai sair, é nessa saída que os zagueiros vão confiar. É a lógica da física, um corpo em sentido contrário (e que pode usar as mãos) se aproxima mais rápido do objeto em movimento do que corpos (relativa e momentaneamente mais lentos que tal) no mesmo sentido.

Mas é o técnico que permite que erros como estes se repitam e principalmente, comprometam o resultado final.

Adenor envia à mídia uma escalação em que na formação Danilo aparece como meia-direita. Mera enganação. Danilo se posiciona como um ponta direita, ou como o homem a direita numa linha de 3, no esquema da moda 4-2-3-1. E lá não funciona, e esta é a 3ª vez que digo isso. Esse posicionamento exige, basicamente, velocidade de seu operador. E só nesse quesito mínimo Danilo já se coloca como último, em todo o elenco. Danilo é, na teoria, "escalado" como armador mas na prática mata todo ataque - pois todo ataque pelas pontas exige velocidade e habilidade. Repito que é pra ver se fica bem claro.

Jorge Henrique vem insistindo na falta de objetividade em suas jogadas. Dá uma arrancada já na esperança de receber um toque para desabar, e por muitas das vezes, força tal toque. Joga muito mais sem a bola do que com ela, oque acho ser característica de zagueiro, mas tem quem goste e o ache intocável pela 'doação' em campo.

Mas dentre todos os erros individuais, o pior e mais maléfico ao Corinthians, até por se tratar de teimosia, orgulho e covardia, é o de Adenor, que além de armar o time com peças trocadas e mal posicionadas, é previsível, omisso e medroso. A forma do time recuar quando tem um gol à frente é patética. Dentro do Pacaembu com 26 mil Loucos, tomar 39 minutos de pressão do nada brilhante Ceará é o cúmulo.

Depois de um primeiro tempo onde desperdiçamos chances mas mesmo assim saímos com um 2x1 no placar, o cenário do jogo na segunda etapa se dava com o adversário indo loucamente ao ataque, ficando a nosso cargo matar o jogo no contra-ataque, porém Adenor prefere tirar o veloz Willian à Danilo, que não acertou nenhuma jogada ofensiva. Adenor exige que todos, inclusive o centroavante, voltem para a área quando temos um escanteio contra, enquanto NINGUÉM fica preparado parar armar o contra-ataque.

E dessa forma ficamos pressionados em nossa casa até tomarmos o segundo gol num bumba-meu-boi dentro da área.

Adenor vem fazendo do Corinthians um time minúsculo. Que não sabe se impor, não sabe fazer valer nem o fator casa. Quem quer ganhar um jogo, vai primeiramente em busca dos gols, não prioriza não tomá-los. Quem quer ganhar um campeonato de 38 rodadas, não pode se omitir e aceitar a anulação do adversário dentro de casa, principalmente se é contra um time na metade de baixo da tabela, principalmente se a busca é pela manutenção da liderança.

Fato é que Adenor não sairá do comando de nossa equipe, portanto é urgente a mudança de atitude do mesmo. Treinar o time em outro esquema, com outras peças. Ter essa alternativa para burlar a marcação decorada dos adversários.

Acorda Adenor, o Corinthians não é time medíocre que se vê satisfeito com empate, ainda mais em casa. Se liga Adenor, até jogador já questiona esse esquema da moda. Muda, melhora, traga o Corinthians de volta! Temos ainda 3 jogos antes de terminar o turno.

De positivo fica a disposição e a comemoração de Alex ao marcar o gol. Uma comemoração em um desabafo de quem quer fazer parte desse time e comandá-lo em campo. Bola tem pra isso, mas precisa de que o técnico entenda que é em torno do cérebro do time que se monta esquema de jogo.

De triste Adenor, é que eu e todo o Bando de Loucos é que estamos agora mordendo a língua, de raiva!

Volta CORINTHIANS !

p.s.: Lamentável essa atitude da torcida de comemorar gol contra rival e adversário direto na tabela. Passou a hora de se preocuparem primeiramente com o Corinthians, e na verdade, durante os sagrados 90 minutos, preocuparem-se unica e exclusivamente com o Corinthians. Estão perdendo a ideologia. Nosso time, vergonhosamente, tomando sufoco do Ceará e a torcida comemorando gol contra porco, acordem, nós somos Corinthians, não somos esse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...