sábado, 24 de setembro de 2011

As novas travessuras do errante Adenor.

Boa tarde Povo Batalhador de Corinthians!

Nosso querido e prestigiado técnico aproveitou a manhã deste sábado para esboçar o time que entra em campo amanhã contra o Bahia pela 26ª rodada do campeonato Brasileiro. E parece que após o encontro com Pardilson na última quarta-feira, Adenor se sentiu à vontade por também ter um colega de profissão que, como ele, adora inventar na armação e bolou a escalação para amanhã.

O esquema europeu 4-2-3-1 é dogma no Cortinthians. Não será mudado, mesmo provando jogo após jogo que não dá certo pelo simples fato de Adenor não saber utilizá-lo como devia. Na zaga Adenor optou por manter Wallace e Paulo André já que Castán está vetado e Chicão, agora por opção (e pulso ?) do técnico, nem será relacionado. No banco teremos André Vinícius.

Mas é quando chegamos no meio e ataque, no "2-3-1" do esquema é que Adenor deitou e rolou. Venho dizendo constantemente que o time todo vem sendo prejudicado por conta desse esquema porque os jogadores voltam demais e o Corinthians joga com o centroavante atrás da linha de meio-campo. Logo não agride o adversário além de convidar a marcação deles à subirem até nosso campo defensivo, em decorrência disso nossos jogadores de ataques estão sempre recebendo a bola de costas pro gol. Ou seja, tudo avesso.

Venho também dizendo que o papel de um técnico diante do plantel é montar um esquema baseado nas características de seus melhores jogadores de cada posição. Adenor, mais uma vez, contraria a lógica e resolveu que o time deve jogar nesse esquema que em sua imaginação é disparado o melhor para um time. E ali ele erra, denovo, muito.

Com Danilo e Alex no time, um deles não atuará de meia. Um deles será sacrificado e cairá pelo lado do campo tendo a incumbência de se misturar com o lateral que joga à sua retaguarda e buscar jogadas na linha de fundo para cruzar (chuveirar) para nosso ALTO centroavante, resulta que nem atacará com eficiência e nem defenderá como imaginado só na cabeça de Adenor. O outro, que jogar de meia, ficará posicionado longe demais da intermediária ofensiva e receberá várias bolas antes da linha de meio campo e tenta se virar enquanto os "pontas" se desgrudam dos (nossos) laterais para dar opção lá na frente.

E pra não ficar só um pouco errado, Adenor também complica quando escala os atacantes. Liédson não aguentou nem treinar e não vai para o jogo (saiba o porque aqui), então nosso técnico escolheu colocar Emerson como centroavante, para jogar com referência. Na mesma posição que estreou e jogou uns 4,5 jogos causando irritação e até rejeição de parte da torcida que depois ouviu explicação do nosso técnico "Ele (Emerson) está rendendo pouco porque está jogando fora de posição". Incrível é Adenor saber disso e insistir em escalá-lo fora de posição. E mais incrível ainda é tirar de posição o melhor jogador do Corinthians nas últimas 6 partidas (Emerson estava suspenso contra o time da Unimed).

E não é por falta de opção. Willian foi contratado jogando como centroavante do Figueirense e sabe jogar como referência, diferente de Emerson que é característico segundo atacante. Daí Adenor inverte as coisas pra fazer com que nenhum dos dois renda tanto quanto podem. Willian que, jogando como centroavante, marcou 2 gols contra o Mirassol pelo Paulistão, à época vestindo a camisa 9. [ Vejam o vídeo ]

Reparem na união do grupo na comemoração do 3º gol. Foi esta mesma união que nos levou a conquistar 28 dos 30 pontos possíveis no início do campeonato.

Além de Willian, temos também o garoto Taubaté como opção para referência na frente. Mas a base é ignorada pelo técnico gaúcho.

O grande problema na insistência de Adenor e se cegar perante tantos fatos que comprovam o porque do Corinthians estar perdendo posições. Previsível e se auto-complicando o Corinthians se torna adversário comum até mesmo dentro de casa.

Com a suspensão de Paulinho, o provável Corinthians de amanhã vem com: Kuririm, Alessandro, Wallace, PAndré e Fábio Santos; Ralf, Edenílson; Danilo, Alex e Willian; Emerson.

*********************

Emerson se estressou com a forma como foi reproduzida sua entrevista coletiva da última sexta-feira. Disse que interpretaram mal e insinuaram coisas para criar atritos. Na bem da verdade, sempre há uma ediçãozinha pra pegar oque mais vai polemizar. E mais verdade ainda é que jogador deveria ficar quieto e não responder certas perguntas, um que muitos são mal instruídos quanto à oque falar, e outra que os repórteres de hoje (não todos, obviamente) são bem mal intencionados e só querem dar um jeitinho de plantar uma crise.

Chicão não foi relacionado por Adenor que por sua vez declarou "Agora é opção minha". Bom, não discordo que Chicão estava merecendo banco a um bom tempo, mas acredito que as coisas poderiam ter sido administradas de uma melhor forma. O atrito que está sendo gerado desgasta muito e pode caminhar para recisão ou coisas do tipo.

*********************

Vamo com fé em São Jorge. Peço não as vitórias, mas que ilumine a cabeça de quem dirige o Corinthians, instituição e time, para que tomem sempre as decisões que visem sempre o melhor para o Corinthians.

#VaiCORINTHIANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...