"Ele jogava melhor de costas do que a maioria joga de frente" Pelé, sobre Magrão.
Memorável, inesquecível, inigualável, magistral. Não existe limite nos adjetivos para qualificar Sócrates, como jogador e também como cidadão que foi e é.
Dono de um futebol invejável foi maestro do Corinthians de 1978 à 1984, quando deixou o país desiludido com a Ditadura Militar, contra a qual lutou e foi figura ativa à favor das Diretas Já. Presidiu um dos momentos mais marcantes da centenária história do Corinthians, a Democracia Corinthiana. Movimento onde, em meio a repressão militar, o Corinthians se tornou democrático e mostrou ao Brasil como se libertar das amarras da ditadura.
A Auto-Gestão, como o próprio Doutor costuma chamar, levou o Corinthians ao bi-campeonato Paulista (82/83). Provando que a liberdade aliada ao comprometimento dos envolvidos na causa, podem dar resultado.
Sócrates foi épico.
Formado em medicina e muito politizado. Revolucionário, como mostrava seu cabelo e barba grandes e seu modo de comemorar os gols, mão direita fechada e erguida.
Ídolo Corinthiano, intocável!
Recentemente se recusou a receber uma homenagem do Corinthians aos jogadores do início da década de 80 e também de marcar seus pés na calçada da fama alvinegra. O motivo de tal atitude tem base na politicagem. Sócrates não se bate com a atual diretoria Corinthiana e escolher não receber uma homenagem, ainda que frustrante para muitos de nós, é um direito dele. Deveria recebê-la como uma forma de gratidão do Corinthians e de seus donos, os mais de 30 milhões do Bando de Loucos. Como de fato é, e não da diretoria.
Foi infeliz nas declarações contra Itaquera. Mas não vamos entrar no mérito da questão e nem levar isso em consideração, vamos ficar com o Sócrates que serviu ao Corinthians com honra e dedicação.
E é esse o respeito que a diretoria alvinegra também deveria adotar e se colocar a disposição de qualquer que seja o auxílio necessário ao Doutor nesse momento. Sócrates está internado, com o fígado comprometido.
A homenagem prestada a Ricardo Gomes é muito válida. Não sou contra em momento algum, afinal de contas é um profissional e acima disso, um ser humano. Mas e quanto a Sócrates ? Um dos grandes ídolos de nossa história, que como poucos jogadores que vestiram esse mano sabe oque representa o Corinthians no Brasil. A luta pelo Povo que é o Corinthians e foi encarnada por ele. Isso representa muito e deve ser valorizado.
Sócrates está acima dessa divergência política que existe e a diretoria precisa entender que representa o Corinthians, que está acima de tudo. Interesses pessoais não devem interferir naquilo que é a vontade de uma Nação. A homenagem nas camisas, faixas, movimentos nas redes sociais (já que o Corinthians entrou na onda), no site oficial, em tudo é o mínimo. É um ídolo Corinthiano e um ser humano.
Toda a força do mundo ao Doutor. O CORINTHIANS somos nós, torcedores, e nós estamos com Sócrates nesse momento complicado. Ele tem a consciência disso e sabe da posição dos Corinthianos. A diretoria é que precisa entender e partilhar da posição de seu maior patrimônio, a Fiel, prestando solidariedade ao Doutor.
#ForçaSócrates #ForçaSócrates #ForçaSócrates #ForçaSócrates
Que São Jorge o abençoe e que saia logo dessa situação e se recupere o quanto antes!
#VaiCORINTHIANS
Nenhum comentário:
Postar um comentário