Bom dia Povo Batalhador de Corinthians.
E a segunda-feira começa mais azeda, menos empolgante e muito carregada. O Povo não está satisfeito com os que os representam. O jogo na beirada da praia foi trite, vergonhoso e medíocre, como muitos outros foram, mas com placar nem tão justo assim.
O Corinthians é compacto, é coeso e consistente - perdoem-me se foi redundante, mas não é perfeito e sempre se dá mal quando o adversário explora os pontos fracos do time. Os pé-de-areia fizeram por mais de 10 vezes a mesma jogada, meia e/ou volantes infiltrando na zaga com passes milimétricos do Ganso para derrubar a "eficiência" da linha de impedimento.
Quando Ibson saiu sozinho frente à Kuririm, não foi a primeira vez em que a trama caiçara tinha sido feita. Muricy, que não é fenomenal como vendem, colocou o san7os para sair em contra-ataques, mas, como sair em contra-ataques quando seu adversário não consegue levar a bola ao seu ataque por deficiência técnica?
Alex não é meia. Não se posiciona como um, não se movimenta como um e nem distribui passes como um. E nem se estivesse em boa fase o faria. Alex não serve para vestir a farda Corinthiana, falta-lhe culhão e personalidade. Além do que, acha que oque jogou em um ano lá nas meninas do sul e os anos na Rússia o fazem um grande jogador. Tropeçou na bola, errou domínios e passes, desperdiçou oportunidades de boas tramas em frente a área do adversário e de quebra perdeu a bola que culminou no ataque do gol dos sardinhas.
Sério, se Douglas não entrou no jogo de ontem, com 15 minutos do PRIMEIRO tempo, é melhor pegar suas coisas e voltar para o sul porque só pode ser picuinha do Adenor não ter colocado ele no jogo de ontem. Douglas, só nesse retorno ao Corinthians, já jogou e contribuiu mais que Alex, o garoto que empina a bundinha.
A questão maior e que causa grande revolta no torcedor é a forma covarde que Adenor posiciona o time. O Corinthians parece gostar do 0 a 0. não agride, não leva perigo, não ataca, não se impõe. Nem contra fregueses - exceto as bixas, e nem contra times pequenos. Será possível que não é nítido a todos o obstáculo que o próprio Corinthians lhe causa?
O esquema, que critico aqui a meses, faz sempre oque foi feito ontem. Isola o atacante que se vê obrigado a voltar até o meio campo para buscar a bola, sempre de costas para o gol. Retira a ofensividade dos segundos-atacantes que não jogam como atacantes e nem como pontas, mas sim como laterais extras que atrapalham a subida dos originais, congestionam o meio e deixam de dar opção na frente. Enquanto isso o meia, responsável pela criação, sempre pega a bola na intermediária defensiva - ontem numa dessas, Alex tentou fazer um lançamento de uns 40m para William, na ponta esquerda, resultou num lateral.
O 4-2-3-1 mal utilizado por Adenor só beneficia a zaga, como é possível notar pelos números. Ontem foi o 6º gol tomado no ano em 13 jogos oficiais. Nosso esquema/estilo de jogo contrasta com o do adversário de ontem, enquanto nós levamos poucos gols, eles levam muitos mas, por méritos próprios, fazem mais. Essa forma de jogar de Adenor só dará certo quando o meia criar e atacante passar a receber bola em condições de finalizar a gol.
As palavras são de William Caridade em seu twitter, @wcaridade, e resumem muito bem a real situação: "Infelizmente, nem sempre o Corinthians conseguirá encontrar um gol no último minuto que possa mascarar suas más atuações.FATO.FALTA CRIAÇÃO!!"
Não era causar pânico ou ser apocalíptico quando critiquei aqui na 3ª, 4ª rodada. Por mais que seja um olhar exigente de torcedor tenham a certeza que é baseado num senso com realidade. Quantas foram as vezes em que Juan, Arouca e Ibson infiltraram pela nossa zaga fazendo a linha burra e sem o acompanhamento de volantes e/ou "segundos-laterais"?
Sério, o esquema apresenta falhas que nunca foram trabalhadas. Desde 2011, e quando o adversário é ruim o suficiente para tomar gol de um time que não cria, a falha fica mascarada.
Se não mudar, será o ano todo contando com ineficiência do adversário, tanto para marcar gols quanto para tomá-los.
Em tempo e para os que não conseguem discernir, perder um jogo ou outro faz parte do esporte, mas passar 90 minutos assistindo um adversário que tem 2 bons jogadores passearem sobre nossa camisa é inadmissível. Falta de vergonha na cara. Depois vão lá trocar camisa e rasgar a calcinha pros queridinhos da mídia. Sejam Corinthians por*#!
#VaiCORINTHIANS e que São Jorge nos proteja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário