quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pós-OXO: Meninos 0x0 Meninas - Assim como Chicão, a vontade de vencer também não foi pro Panetone.

O Corinthians deveria ter jogado ontem, às 21h50m no estádio abandonado contra o time das meninas. Mas não o fez. Exceto por Emerson, Ralf e Fábio Santos, esse último porque quebrou um galho danado ao antecipar a volta para entrar no lugar de Castán, improvisado na lateral esquerda e que teve de deixar o jogo por conta de uma lesão na panturrilha.

Paulo André teve seu destaque em suas erguidas de mãos para apontar os vários impedimentos de Dagobamby, aquelas enfiadas de bola que me preocupavam por conta da falta de entrosamento e ritmo da zaga. Wallace quase complicou num lance onde tentou ser craque quando devia ser bagre. Fora isso a zaga ficou rebatendo as bolas que vinham, inversões à torto e à direito e correria na ponta esquerda com Juan.

Ainda teve bola na trave num cruzamento na área. E algumas defesas de Kuririm.

Ofensivamente é a mesma história. Liédson se matando e voltando, Emerson voando pra lá e pra cá à sós e Willian sem espaço. Alex, ilhado de meninas e totalmente sem opção ao pegar a bola na intermediária defensiva, mais uma vez não brilhou.

E assim vai ser, enquanto o que ditar o esquema tático do Corinthians for a moda, a tendência do momento. É repetitivo, mas vai que uma hora alguém percebe que esse 4-2-3-1 não beneficia ninguém e resolve mudar pra um esquema que explore o melhor de cada um dos 11 titulares.

Minha insistência se justifica pelos seguintes pontos:
- Os “pontas” nesse esquema se confundem com os laterais, são forçados à voltar até a defesa pra marcar e aí o primeiro ponto, quem dará opção na saída de bola? Ninguém.
- O meia deveria receber a bola do meio campo para frente. Mas no Corinthians não, recebe atrás da linha de meio campo e pior, de costas pro gol, assim nenhum meia rende.
- Liédson fica isolado lá entre dois zagueiros adversários, se vê forçado a buscar jogo. Ontem aconteceu uma dessas, ele recuperou a bola na lateral direita do campo ANTES do meio campo e com 0 companheiros à sua frente, oque vai fazer ? Correr até o gol da bixa-mór passando por 5 marcadores ?
- Emerson é atrapalhado por Willian não pelo fato do Cabeludinho ser ruim, oque não é verdade, mas porque sua característica é de flutuar em torno do centroavante buscando jogo e dando velocidade ao time. Não pode ter espaço limitado dentro de campo como ficar na esquerda ou ficar na direita. É típico segundo atacante.
- Os únicos jogadores que recebem a bola de frente pro gol são os volantes.

Vejo muita gente criticando o Alex. O cara tem bola pra jogar mas está tão apagado quanto Liédson. Ambos estão mal posicionados e mal servidos, ambos recebem a bola onde não deveriam receber, muito longe de suas posições específicas e em todas as vezes muito marcados.A questão é que a função do Liédson é mais ‘rápida’ de ser executada, a bola sobra e ele pimba e isso é uma qualidade que o diferencia, não carrega a bola, são no máximo são 3 tapas na gorduchinha. Alex não, deveria orquestrar o time e armar as jogadas. Enfiar uma bola pro atacante, cadenciar o jogo, chutar quando perto da área, dar condições aos homens de frente de fazer o gol. Mas isso nunca será feito pegando a bola de costas pro gol lá na cabeça de área defensiva. E faz isso porque o técnico pede pra todo mundo voltar e ajudar na marcação.

Não sou defensor do Alex e muito menos defensor de jogador, mas sou muito a favor de cobrar o cara sobre desempenho abaixo do esperado quando é dado a ele a condição ideal para executar seu trabalho. Não falta salário e não falta estrutura, mas na moral, o cara tá muito mal posicionado e isso é o técnico que tem que resolver.

E todo mundo nesse time pode render mais do que vem rendendo se o time for melhor treinado.

E enquanto isso não for mudado, enquanto tivermos mais do mesmo no planejamento os resultados se repetirão, é o campeonato que está sendo jogado fora.

***********

Sobre Chicão, bom, faltou postura, consciência, caráter, coletividade e um monte mais. O melhor é pegar as malas e ir ser feliz em outro canto. Obrigado por cumprir oque é pago para cumprir quando me deu alegria (tem tempo isso hein) e de nada por ter vestido essa camisa. Ralf foi bem ao falar e falar muito. Faltou acima de tudo respeito.

#VaiCORINTHIANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...